terça-feira, 4 de outubro de 2011

Seria possivel


SERIA POSSÍVEL...

Não se pode mais tapar o sol com a peneira
Seria possível... a união da comunidade em busca de soluções á tantos problemas e dificuldades que assolam o nosso planeta? Sim.
Á partir do momento, em que essa comunidade se sensibilize, levando todos seus participantes a mobilizar-se para uma ação co-participativa, envolvendo a capacitação de pessoas para uma melhor identificação de problemas, extraindo dessa mesma comunidade ações respostas, que nada mais é do que soluções.
É preciso a concretização de ideais que priorize as necessidades imediatas dessa comunidade. Não se pode tapar o sol com a peneira, pois essa ação co-participativa depende de todos os mecanismos existentes no processo social.
É a Economia. A Política. A Segurança. A Educação. A Saúde. O Social.
Visto que “este País tem uma velha tradição autoritária que corta que privilegia quem indica quem vale mais.... quem pode mais...
Seria possível... Uma escola nascer, crescer, desenvolver-se longe dos atavismos existentes, tomar corpo social, partindo de um grupo de pessoas descontentes e insatisfeitas, infelizes com a desvalorização do profissional, aquele que traduz a realidade da vida para a criança de uma maneira mais amena,mais colorida e mais feliz?
Seria possível uma escola como coração? Acolhedora?
Como o Mestre fazia com os seus discípulos?
Feita com gente que ama, que sonha, que acredita, que respeita as diferenças? Que interage com as dificuldades físicas, emocionais, sociais?
Viver hoje tornou-se uma tarefa árdua e difícil,levando-se em consideração as constantes mutações do mundo moderno,as pressões intelectuais e emocionais que o homem se vê obrigado a enfrentar; apesar do medo.
É preciso lutar e garantir a sobrevivência.
O homem moderno se acha de tal modo, envolvido nesse ritmo acelerado das descobertas científicas e das mudanças tecnológicas, que se aliena cada vez mais de si próprio e de seus semelhantes. É a solidão; construindo mais muralhas nas relações do que pontes, isto é, abrindo caminhos e facilitando as inter-relações.
Seria possível... Resgatar a dimensão humana?
O próprio significado da vida? Sua identidade? Sua integridade?
A família mudou. A era da globalização. Pais, avós assumindo filhos de 30 anos que vivem de mesadas ainda, porque não criaram expectativas de vida,achando que os pais tem obrigação de sustenta-los e pagarem pensão á seus netos.
Que mundo é esse.
Que modelo de vida esses pais poderão oferecer?
Não sei; ou vamos continuar tapando o sol com a peneira. Mas os pais também não querem perder o controle sobre os filhos e acabam tornando-se escravos dos filhos e de si mesmo. Não vivem as suas vidas, mas passam á viver em função dos filhos, e não se importam de que maneira.
Seria possível recuperar o diálogo esquecido, a conversa, o bate-papo, o olhar sedutor, a curtição de uma boa música, um cineminha, uma peça teatral,um sorriso largo e o brilho nos olhos.
O que estamos fazendo com a nossa sensibilidade?
As nossas emoções?
Estamos sempre tapando o sol com a peneira; está tudo, tudo encantador, tudo mentira, disfarce. O consumismo fazendo a gente gostar do que não gostamos. Seria possível... o comprometimento com a vida.
São os valores, a ética, a moralidade, criar expectativas para a garantia de uma comunidade sadia e feliz.
Powell coloca muito bem essas questões: ”a capacidade de alguém para se auto-revelar é um sintoma de personalidade sadia.” Carl Rogers, Jean Paul Sartre, Erick Fromm e outros afirmam que o relacionamento humano “é precioso demais em suas potencialidades para ser reduzido ao nível de funcionamento de uma máquina”.
Seria possível... o homem é um ser integral:que pensa ,usa a inteligência,que sente,movido pelas emoções e age.
Se levássemos á sério a idéia de que cada indivíduo deve ter um papel fundamental nas tomadas de decisões, isso mudaria completamente os conceitos de vida.
È possível... ”que se reinstale na escola a linguagem do amor, para que as crianças redescubram a alegria de viver que nós mesmos já perdemos”(Rubens Alves).
Encarar os seres humanos como pessoas que precisam ter sucesso em seus diversos saberes, para desenvolverem pessoalmente e para terem uma imagem positiva de si mesmos.
Seria possível... se estiver  sempre presente em cada um a preocupação e o cuidado de aprimorar nossas habilidades; os resultados obtidos gerarão condições favoráveis a um desencadeamento de ações mais eficazes, gerando um clima de confiança e esperança.Seria possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário