segunda-feira, 27 de junho de 2011

Cristianismo primitivo


Cristianismo Primitivo, também conhecido como Era Apostólica, é o nome dado a uma etapa dahistória do cristianismo de aproximadamente três século (IIIIII e parte do IV), que se inicia após aRessurreição de Jesus (30 dC)[1] e termina em 325 com a celebração do Primeiro Concílio de Nicéia[2]. No início, a igreja cristã foi centrada em Jerusalém[3] e tinha entre seus líderes Tiago, o justo e irmão de Jesus e os apóstolos Pedro e João [4].
Os primeiros cristãos ou eram judeus ou eram gentios convertidos ao judaísmo, conhecidos pelos historiadores como judeus-cristãos[5]. Tradicionalmente, o Centurião é considerado o primeiro gentio convertido[6]Paulo de Tarso, depois de sua conversão ao cristianismo, reivindicou o título deApóstolo dos Gentios[7]. Até ao final do século I, o cristianismo começou a ser reconhecido interna e externamente, como uma religião separada do judaísmo rabínico[8].
Os primeiros cristãos tinham como regra de  e prática os ensinamentos da Bíblia judaica - Antigo Testamento[9]. Em geral eles liam ou a versão grega (Septuaginta) ou a tradução aramaica (Targum). Foi nesse período que o cânon do Novo Testamento foi desenvolvido, com as cartas de Paulo, os quatro evangelhos, e várias outras obras dos seguidores de Jesus que também foram reconhecidas como Escritura Sagrada. Das cartas de Paulo, especialmente a de Romanos, os cristãos criaram uma teologia baseada na obra expiatória de Cristo e na Justificação pela Fé. Essa teologia objetivava explicar todo o significado e os objetivos da Lei Mosaica. A relação de Paulo de Tarso e o Judaísmo é ainda hoje objeto de debates entre os cristãos protestantes, principalmente no que se refere a alteração do dia de descanso do sábado para o domingo[10]. Os pais da igreja desenvolveram a teologia cristã e as bases para a doutrina da Trindade.
Logo no começo, os cristãos sofreram perseguições esporádicas, porque se recusavam a adorar os deuses romanos e homenagear o imperador como um ser divino. Eles são consideradosmártires. No século IVConstantino I aliou-se politicamente com o cristianismo e terminou com a perseguição aos cristãos promulgando o Edito de Milão. O que começou como um movimento religioso dentro do judaísmo do primeiro século tornou-se, até ao final deste período, a religião oficial do Império Romano. Segundo Will Durant, a Igreja cristã prevaleceu sobrePaganismo porque oferecia uma doutrina muito mais atraente e porque os líderes da igreja se dirigiam as necessidades humanas melhor do que seus rivais[11]. O Primeiro Concílio de Niceia marca o fim desta era e o início do período dos sete primeiros Concílios Ecumênicos (325 - 787). Foram três os historiadores que mais nos deixaram informações sobre esse período: LucasHegésipo e Eusébio.[12]

Nenhum comentário:

Postar um comentário