segunda-feira, 27 de junho de 2011

Reliquias de Jesus Cristo


Ver artigos principais: Prepúcio SagradoSanto GraalSanto Sudário e Vera Cruz.
Detalhes do Sudário: A esquerda o retrato real, a direita um negativo em preto e branco.
Segundo a tradição católica e ortodoxa, que não foi aceita pelos protestantes, existem muitasrelíquias atribuídas a Jesus. É discutido que algumas dessas relíquias sejam falsificações medievais.[168]
Na contemporaneidade, a mais conhecida, estudada e discutida[nota 41] relíquia de Jesus é talvez o Sudário (σινδών, sindón, que significa "pano" em grego), atualmente armazenados em Turim e de posse pessoal do Papa. Segundo a tradição, é o pano em que estava envolto o corpo de Jesus no túmulo. O tecido é de linho e mede 442 x 113 cm. Apresenta uma dupla imagem (frente e verso) de um homem com barba, bigode e cabelos compridos, ostentando as marcas no corpo correspondente à descrição da paixão: marcas de flagelação, a coroa de espinhos, mãos e pés perfurados por pregos e a ferida por lança ao lado. O quadro não é uma pintura, mas o resultado de um gradual amarelecimento da fibra têxtil - como se fosse um negativo de um filme fotográfico.[nota 42] Na parte mais profunda das feridas há vestígios de sangue tipo AB.
As outras relíquias atribuídas a Jesus são os supostos restos do corpo de Jesus (incluindo vários traços de sangue, uma costela e os restos da circuncisão de Jesus - o Santo prepúcio) e os objetos com os quais ele entrou em contato, como as lascas da cruz (uma das quais, provavelmente original encontra-se no Obelisco do Vaticano), a coroa com espinhos, a lança que o perfurou, o título que foi pregado à cruz[nota 39] e taça que ele teria usado na última ceia (o Santo Graal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário