quarta-feira, 29 de junho de 2011

Leia


História

Caminho para EmmausJoseph von Führich1837,Bremen.
Em 1809, seis estudantes da academia de Viena formaram uma cooperativa artística chamada Irmandade de S. Lucas, ou “Lukasbund”, usando um nome comum dasguildas de pintores medievais. Em 1810 quatro deles, Johann Friedrich OverbeckFranz Pforr,Ludwig Vogel e Johann Konrad Hottinger foram para Roma, onde ocuparam os mosteiros abandonados de S. Isidoro. A eles juntaram-sePhilipp VeitPeter von CorneliusJulius Schnorr von CarolsfeldFriedrich Wilhelm Schadow e um grupo de outros artistas alemães fracos. Tomaram contacto com o paisagista romântico austríaco Joseph Anton Koch, que se tornou um tutor não oficial do grupo. Em 1827 juntou-se a elesJoseph von Führich
A principal motivação dos Nazarenos foi uma reacção contra o Neoclassicismo e o método das Academias de arte. Desejavam voltar à arte que continha valores espirituais, e procuraram inspiração nos artistas da Alta Idade Média e do princípio do Renascimento, rejeitando o que consideravam um virtuosismo superficial da arte que se seguira.
Em Roma, o grupo viveu uma existência semi-monástica, como forma de recriar a natureza das oficinas dos artistas medievais. Temas religiosos dominavam a produção artística, e duas grandes comissões permitiram-lhes que tentassem recriar a arte medieval do fresco. Duas séries de frescos foram realizadas em Roma, para a Casa Bartholdy, em 1816-17 (sendo movidos mais tarde para a Alte Nationalgalerieen Berlin) e para o Casino Massimo, em 1817-29, o que levou a que o seu trabalho ganhasse um interesse internacional. Contudo, por volta de1830, todos, excepto Overbeck tinham voltado à Alemanha, tendo-se o grupo desfeito. Ironicamente, muitos Nazarenos voltaram para ensinar nas Academias de arte alemãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário